o que se pretende?

Identificar as necessidades turísticas e de lazer das famílias com crianças com PEA e, à luz dessas necessidades, criar produtos e experiências turísticas adaptados às especificidades da criança e que contemplem simultaneamente a promoção do bem-estar dos seus cuidadores durante os períodos de férias e de lazer.

porquê este projeto?

- A PEA é uma forma de diversidade, um modo diferente de funcionamento que a sociedade tem de contemplar e saber lidar (Armstrong, 2010; Hamed, 2013; Robertson & Ne’eman, 2008).
- Não são as crianças com PEA e as suas famílias que têm de se adaptar mas, sim,  é a sociedade
- Instituições, serviços, profissionais – que têm de se ajustar à sua especificidade e diversidade.
- O turismo e o lazer não são exceção e devem estar na linha da frente.

que vantagens acarreta
para a criança e para as famílias?

- O turismo é um instrumento central para a concretização das dimensões essenciais para a qualidade de vida das crianças com PEA:
i. O bem-estar emocional (sentimentos de prazer, felicidade, diminuição dos níveis de stress)
ii. As relações interpessoais (interação com os outros, relações de amizade e suporte social)
iii. O bem-estar físico (que implica a recreação e o lazer)
iv. A Inclusão social (envolvimento em atividades da comunidade)
- O turismo pode ser uma forma de promover e melhorar qualidade de vida das crianças com PEA e ser uma ferramenta de empowerment das crianças.
- A investigação indica que os cuidadores das crianças com PEA estão sujeitos a elevados níveis de exigência e sobrecarga, necessitando também de experiências de lazer e recreação – também os familiares devem ser alvo de atenção e precisam de respostas específicas do turismo.

qual a importância da
colaboração das famílias?

- As famílias com crianças com PEA são a principal fonte de informação para se poder desenvolver produtos dirigidos às suas necessidades.
- A colaboração das famílias é a base do projeto, dando voz às suas necessidades e às especificidades das crianças que precisam ser consideradas pelo sector turístico.
- A visão e a experiência das famílias precisam ser consideradas para que se consiga, efetivamente, alcançar o objetivo deste projeto: desenvolver e implementar produtos e experiências turísticas adaptadas às crianças com PEA e às suas famílias.  
Para participar, inscreva-se através do formulário abaixo
Preencher Formulário