O que é o AZORES ALL IN BLUE?

Com o objetivo de potenciar a matriz de desenvolvimento turístico que assenta na riqueza natural do arquipélago, O AZORES ALL IN BLUE é um projeto com uma missão que requer a colaboração de todos os agentes do setor, para que o Destino Açores se possa afirmar como a escolha natural no âmbito do turismo inclusivo internacional.

Como se pretende atingir este objetivo?

São pequenas alterações nas operações das empresas e no quotidiano das pessoas que nelas trabalham que tornarão possível a materialização do objetivo central do AZORES ALL IN BLUE, habilitando cada agente do setor do turismo que colabore com este projeto a estar apto a participar na criação de um novo produto turístico inclusivo, direcionado para crianças com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) e suas famílias.

Porquê crianças com PEA e as suas famílias?

A PEA é um fenómeno de elevada prevalência a nível mundial. 1 em cada 160 crianças tem perturbações do espetro do autismo e as que viajam, viajam com cuidadores, o que faz ampliar, consideravelmente, o número de consumidores de todos os seus programas de viagens, cuja procura é condicionada pelas necessidades das crianças, sendo que do lado da oferta, não abundam os produtos ajustados àquelas necessidades.

Porquê o arquipélago dos açores?

Estudos disponíveis indicam que, pelas especificidades das crianças, as famílias com crianças com PEA preferem e procuram destinos turísticos tranquilos e produtos turísticos que proporcionem o contacto com a natureza e o Destino Açores possui um conjunto de recursos naturais diversificados que, com uma pequena ajuda dos agentes do setor que participem neste projeto, podem responder às preferências destas famílias, constituindo-se como uma ferramenta de empowerment destas crianças, que lhes permita desenvolver um maior sentido de mestria e autonomia, mais bem-estar e qualidade de vida.

Que benefícios traz para
as empresas participantes?

A investigação local, nacional e internacional, efetuada neste âmbito reporta ganhos económicos significativos diretos e indiretos para o sector do turismo, tanto aumentando a base de clientes, como reduzindo os efeitos da sazonalidade e aumentando as vantagens competitivas, por via do cumprimento imperativo da Inclusão e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Qual a importância da colaboração
dos agentes do setor?

Todos os agentes que integram a cadeia de valor do setor são a principal fonte de informação para se obter uma compreensão das atuais condições e necessidades específicas ao nível do turismo inclusivo para famílias com PEA. É a visão e a experiência dos próprios agentes do setor que nos levarão à introdução de elementos novos e determinantes para a melhoria da oferta disponível, transformando o arquipélago num destino turístico preferencial e de eleição para todos.
Questionário de auscultação a fornecedores
Preencher